Oficina de construção coletiva do estatuto do Fórum

Será realizada a oficina, em parceria com o SEBRAE-Go, de construção coletiva do estatuto do Fórum de Culturas Tradicionais do Estado de Goiás durante o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2009. Este instrumento será de fundamental importância para o fortalecimento das manifestações tradicionais do Estado de Goiás, dado o reconhecimento que recairia sobre o movimento.

O Fórum de Culturas Tradicionais do Estado de Goiás é a estratégia que vem sendo promovida pelo Programa Goiás Festeiro junto aos mestres de culturas tradicionais em três regiões do Estado de Goiás – microrregiões de Goiânia, Iporá e Catalão – e, agora, Chapada dos Veadeiros, visando capacitação cidadã dos mestres, aproximando-os das políticas públicas de Estado na área de cultura. A meta do Programa Goiás Festeiro é atingir todas as regiões do estado até 2010.

Na tarefa de construção participativa de uma organização da sociedade civil já avançamos na definição de uma “Missão” e dos “Objetivos” da organização; ainda que de forma provisória, porém já apontando as diretrizes institucionais a serem seguidas pelo Fórum. (Intercâmbio em Catalão, 22 e 23/11/2008). Para a consolidação do Estatuto do Fórum faz-se necessária a construção de uma minuta, também de forma participativa e contando para isso com as Comissões Provisórias já instaladas nas microrregiões mobilizadas pelo Programa Goiás Festeiro. Essa minuta continuará a ser discutida nos Intercâmbios promovidos pelo Programa Goiás Festeiro junto aos mestres de culturas tradicionais.

Durante o IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, na Vila de São Jorge, no município de Alto Paraíso, encontramos o momento propício para o lançamento do Fórum, haja vista que será elaborada uma primeira minuta de estatuto para reger suas ações. As oficinas do Programa Goiás Festeiro ocorrerão durante os dias 24, 25 e 26 de julho, a partir das 09h00, com local ainda a ser confirmado.

comentários desabilitados.