Conheça o Olhar

Equipe

caxeiro_compridoDiretor Olhar Etnográfico
Coordenador Geral
Ricardo Calaça Manoel
ricardo.calaca@olharetnografico.org.br

Coordenação Executiva
Cristiana Calaça Manoel
cristiana.calaca@olharetnografico.org.br

Agrofloresta e Estudos Etnoambientais
Doutor em Engenharia Florestal
Robert Miller
robert@olharetnografico.org.br

Primeiro Tesoureiro
Doutor em Antropologia Social
Carlos Alexandre Barbosa Plinio dos Santos
carlosalexandre@olharetnografico.org.br

Sócio Fundador
Doutor em Antropologia Social
Heber Rogério Grácio
hebergracio@olharetnografico.org.br

Segundo Tesoureiro
Mestre em Engenharia Florestal
Leonardo Gomes Santana

Endereço

BRASÍLIA-DF

www.olharetnografico.org.br / olhar@olharetnografico.org.br

Apresentação

O Instituto de Pesquisa e Documentação Etnográfica – Olhar Etnográfico foi fundado sob as bases de vários trabalhos com comunidade indígenas e meio ambiente. Desenvolveu inicialmente, junto às comunidades indígenas Xavante os Estudos e Levantamentos de Identificação e Delimitação das das Terras Indígenas Areões e Pimentel Barbosa. Posteriormente o Instituto coordenou, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso, os Estudos de Diagnóstico Etnoambiental para elaboração de Plano de Gestão destas comunidades. Trabalhamos também, junto à organização não governamental The Nature Conservancy – TNC, a mobilização e organização das associações Xavante, com o intuito de formar uma coordenação geral indígena, denominada como CIX. Esta iniciativa teve como objetivo fortalecer as instituições Xavante no processo de legalização, conservação e proteção de suas terras.

Ainda em parceria com a TNC desenvolvemos o Diagnóstico da Flora de Uso Comestível dos Xavante da microregião Norõtsurã, terra indígena Parabubure, onde levantamos o potencial para reflorestamentos de espécies e estratégias de desenvolvimento de gestão destes reucursos.

Em 2005 desenvolvemos em parceria com a Universidade de São Paulo – USP, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e a Associação Xavante Warã o Projeto Mobilização das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas para Gestão da Bacia do rio das Mortes, com financiamento da Petrobras no âmbito do Programa Petrobras Ambiental – 2005.

Desde março de 2005 o Instituto vem desenvolvendo o projeto denominado Levantamento e Análise das Ações de Conservação Ambiental em Terras Indígenas no Brasil, a partir de financiamento da Conservação Internacional do Brasil – C.I. Com a coordenação geral do antropólogo Ricardo Calaça e coordenação técnica do eng° florestal Robert Miller, sócio-colaborador do Olhar, este projeto tem o propósito de mapear, organizar e analisar os projetos de conservação ambiental nas terras indígenas do Brasil, com foco específico nas que se encontram englobadas pelos corredores de biodiversidade. Além de reunir informações agora dispersas sobre projetos realizados tanto por entidades governamentais e não governamentais, este levantamento avalia os indicadores que apontam para a relação entre terras indígenas e políticas de conservação da biodiversidade.


comentários desabilitados.